segunda-feira, 11 de novembro de 2019

NUTRIENTES IMPORTANTES APÓS OS 60 ANOS


O envelhecimento traz consigo mudanças comportamentais, mas também fisiológicas, como por exemplo a redução de nutrientes que são necessários ao ser humano, principalmente aqueles acima de 60 anos.  O Manual para cuidadores informais de idosos dispõe de uma lista dos nutrientes essenciais para as pessoas com essa faixa etária.


Cálcio - Importante na manutenção da massa óssea, garantindo, assim, a integridade do esqueleto. Fontes: leite e derivados, carnes, gema de ovo, feijão e sardinha.


Zinco -  Atua mobilizando a resposta imunológica. Fontes: aveia, levedo de cerveja, carnes, fígado, espinafre e frutos do mar. 

Selênio - . Ajuda no ganho de massa muscular, na resposta imunológica e prevenção de doenças cardiovasculares .Fontes: alho, atum, brócolis, cebola, frango, cereais integrais, farelo de trigo, germe de trigo castanha-do-pará.


Magnésio - Prevenção e tratamento de distúrbios tanto funcionais como estruturais de diversos tecidos, órgãos e sistemas. Fontes: limão, feijão, maçã, soja, abóbora, lentilha, chocolate, cereais integrais, frutas secas..


Potássio - Crucial para a função cardíaca e desempenha um papel fundamental na contração do músculo esquelético, o que beneficia uma digestão normal e função musculares. Fontes: verduras, legumes, cereais integrais, tomate, banana, semente de girassol , abacate, batata, chocolate, coco.


Ferro - Essencial na, na prevenção de Anemia por deficiência de ferro. Fontes: fígado, carnes, leguminosas secas (associadas à vitamina C).


Vitaminas do Complexo B- Grande importância para a saúde do cérebro, pois são necessárias para a produção de neurotransmissores e proteção dos tecidos. Fontes: arroz integral, cereais integrais, ervilha, feijão, carnes, leite e derivados, folhas verdes tomate, banana, peixes.


Vitamina A - Adequado funcionamento do sistema visual, crescimento e desenvolvimento, expressão gênica, manutenção da integridade celular epitelial, função do sistema imunológico. Fontes: óleos de fígado, margarina, frutas e hortaliças amarelo alaranjado ou verde escuro.


Vitamina E - Pode prevenir doenças cardiovasculares e o câncer de próstata. Fontes: verduras de folhas verde escuras, ovos, margarina, óleos vegetais, germe de trigo.


Vitamina C - Poderoso antioxidante e auxilia na absorção de ferro, o que é muito importante para prevenir anemia em idosos. Fontes: frutas cítricas, agrião, beterraba, couve manteiga, couve-flor, espinafre, pimentão amarelo, repolho e rúcula.


Vitamina D – A deficiência de Vitamina D em idosos, aumenta significativamente a ocorrência de fraturas, além de causar redução da força muscular. Fontes: óleos de fígado de peixe, gema de ovo, fígado, manteiga e peixes gordos.



REFERÊNCIA

LEITE, M.G; FARIA, L.B. Guia Prático: Manual para cuidadores informais de idosos. Campinas,  p.7-101, 2005.

Nenhum comentário: