sexta-feira, 15 de maio de 2020

O IMPACTO DA PANDEMIA DA COVID-19 NOS CUIDADORES DE IDOSOS COM ALZHEIMER



De acordo com a Associação Brasileira de Alzheimer (ABAz), o cuidador é a pessoa mais importante na vida do idoso portador de demência, pois ele será o elo de ligação do doente com a vida e a figura principal entre médico e paciente.



A ABRAz destaca que o cuidador terá que ter a sensibilidade para “sentir” pelo doente: frio, calor, fome, desconforto, sono, dor, o momento de atender suas necessidades fisiológicas. Ter a percepção para dizer o que ele “quer ouvir”.



A sobrecarga diante do cuidado do idoso com demência pode ir além dos limites suportáveis pela cuidador e acabar gerando conflitos e desagregações na estrutura familiar. Em muitos casos, isso ocasiona o risco de institucionalização deste idoso.



O atual cenário em que nos encontramos, é capaz de gerar ansiedade e medo entre as pessoas, vindo, certamente, a se somar ao estresse do cuidador do paciente com Doença de Alzheimer. Esse estresse tem impacto sobre o doente, que é muito sensível ao estado emocional do cuidador.


O isolamento social exigido, com restrição às visitas, leva à falta de relacionamento social, ou interação com pessoas. Além disso, o próprio cuidado para evitar a contaminação, que faz o cuidador a se apresentar com o uso de máscara e avental, pode “assustar” o paciente, gerando ainda mais estresse para o cuidador, diante do medo de contaminar a pessoa cuidada. O cuidador, que já precisa prover os cuidados básicos de sobrevivência, agora recebe mais esta carga.



Ao paciente portador de demência, é possível um viver sem a cura, mas não é possível viver sem o cuidado. Assim, o cuidador, neste momento delicado, deve ser orientado quanto às medidas preventivas de contaminação, tanto ao paciente quanto a si próprio. 


REFERÊNCIA


BRASIL. Associação Brasileira de Alzheimer. O impacto da pandemia do coronavírus nos cuidadores de pacientes com Doença de Alzheimer. Disponível em: http://abraz.org.br/web/2020/04/17/o-impacto-da-pandemia-do-coronavirus-nos-cuidadores-de-pacientes-com-doenca-de-alzheimer/ Acesso em 02 de maio de 2020


Nenhum comentário: