Logo começará a estação mais quente do ano, o verão, e é um momento para redobrar a atenção para com os idosos, pois eles tendem a ter menor capacidade de se adaptar a mudanças de temperatura, precisando assim da ajuda de seus cuidadores para que o ambiente em que estão seja adaptado para a situação. (PANET; ARAÚJO; ARAÚJO, 2020)
O cuidador deve estar atento a alguns sinais como a boca seca, pouca urina, mal-estar, cansaço, desidratação e demais reações que o calor excessivo pode gerar, e não esperar o idoso desejar água, mas sempre estimular o mesmo a beber, além de mantê-lo em uma ambiente arejado e utilizando roupas folgadas. (SBGG, 2017)
Alguns cuidados a se tomar no verão: (SBGG, 2017)
-Beber no mínimo 2 litro de água por dia, utilizar roupas frescas e folgadas, além de evitar exposição ao sol constante;
-Pode-se utilizar acessórios como boné e óculos escuros;
-Utilize protetor solar, banhos constantes e hidrate a pele com loções ou item similar;
-Realize uma mudança na alimentação, estimulando comidas mais leves e se necessário diminua o intervalo entre as refeições.
Bibliografia:
PANET, Miriam de Farias; ARAÚJO, Virgínia Maria Dantas; ARAÚJO, Eduardo Henrique Silveira. No calor da idade: parâmetros de conforto térmico para idosos residentes em localidade do semiárido paraibano. Ambient. constr. 20 (2). Apr-Jun 2020. https://doi.org/10.1590/s1678-86212020000200392. Acesso em: 29 set 2021.
Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). Idosos x Calor: como cuidar da saúde no verão. 4 jan 2017. Disponível em: <https://sbgg.org.br/idosos-x-calor-como-cuidar-da-saude-no-verao/>. Acesso 29 set 2021.
Nenhum comentário:
Postar um comentário