sexta-feira, 27 de março de 2020

A IMPORTÂNCIA DA LAVAGEM DAS MÃOS PARA OS CUIDADORES DE IDOSOS DIANTE DA PANDEMIA DA COVID-19


Sabe-se que esse coronavírus possui uma alta capacidade de transmissibilidade devido ao fato que no momento da tosse ou espirro ele é expelido, ficando suspenso no ar por um determinado tempo. No entanto, de acordo com o Ministério da Saúde, em 2020, há também outras formas de transmissão como:  também pode ser infectado o indivíduo que tiver contato com uma superfície previamente contaminada e em seguida tocar a boca ou o nariz; gotículas de saliva, contato pessoal próximo; catarro.





IMPORTÂNCIA DA LAVAGEM DAS MÃOS
Sabe-se que a pele das mãos é colonizada por diversos microrganismos. Esses microrganismos acentuam-se principalmente nos profissionais de saúde, devido ao seu contato contínuo com materiais biológicos, e o mesmo vale para os cuidadores de idosos, uma vez que esses profissionais auxiliam os idosos a realizarem suas necessidades básicas.

Com isso, a lavagem das mãos com água e sabão, quando realizada da maneira correta, constitui-se como ação simples, rápida e eficaz na prevenção da propagação de muitas doenças transmissíveis também pelo contato.

Isso se deve ao fato de que nossas mãos estão constantemente em contato com vírus e bactérias, os quais podem estar nas superfícies que tocamos e até mesmo em outras pessoas. A Lavagem das mãos pode ser feita com água e sabão ou com álcool em gel, porém a utilização da segunda opção não descarta a primeira.

O sabão, presente no momento da lavagem das mãos, é capaz de expõe e mata o vírus, pois ele é capaz de destruir o envelope viral, uma vez que esse envelope viral é formado por moléculas de gordura e o sabão possui propriedades que emulsificam a gordura.

Portanto, a lavagem das mãos é de extrema importância na prevenção da propagação da COVID-19 e os cuidadores por estarem o tempo todo ao lado dos idosos os auxiliando em suas atividades, devem realizá-la antes e após contato com os mesmos.





REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Saúde. O que é coronavírus? (COVID-19), 2020.  Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/ Acesso em: 24 de março de 2019.


BRASIL.  Ministério  da Saúde.  Assistência  Segura:  uma  reflexão  teórica  aplicada  à  prática.  Brasília:  Ministério  da Saúde; 2013. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/documents/33852/3507912/Caderno+1++Assist%C3%AAncia+Segura++Uma+Reflex%C3%A3o+Te%C3%B3rica+Aplicada+%C3%A0+Pr%C3%A1tica/97881798-cea0-4974-9d9b-077528ea1573 Acesso em 24 de março de 2020


Nenhum comentário: